Por que andar em qualquer lugar nas férias mudou minha maneira de viajar

Deixar de lado os planos - e caminhar e correr para qualquer lugar - me permitiu experimentar uma nova cidade de uma forma mais significativa e espontânea do que eu jamais pensei ser possível.

Gosto de pensar que já viajei bastante. Visitei a maioria das maiores cidades do nosso país: morei em Nova York, voei para Los Angeles a negócios, cruzei a Golden Gate, passei um tempo navegando entre restaurantes explorando a cena gastronômica de Denver e até caminhei em uma cratera fora de Honolulu durante um atraso de vôo.

Muitas vezes, minhas viagens são a trabalho. Repleto de jantares, passeios e eventos, as viagens são planejadas com antecedência. Eles voam. Estou me movendo desde o minuto em que meu avião pousa até a hora de partir novamente. Passei muitas horas em carros em rodovias no trânsito de novas cidades.

Embora surpreendentes à sua maneira, às vezes, ao retornar, as viagens podem parecer um pouco confusas. (Todos nós já passamos por aqueles dias em que você olha para trás e se pergunta para onde foi exatamente o dia.)

Portanto, neste verão, quando voos baratos entre Boston e Chicago (uma das principais cidades dos EUA que eu ainda não fazer!) apareceu, minha irmã e eu decidimos reservar por um capricho. Meu objetivo: férias mais tranquilas.

Tudo o que realmente sabíamos era onde ficaríamos e comeríamos: no Ritz-Carlton, em Chicago, que, aliás, tem uma academia incrível com janelas do chão ao teto com vista para o Navy Pier. (O restaurante do hotel, Torali Italian-Steak, está cheio de opções orgânicas e de origem local, para arrancar.) A propriedade também está bem posicionada na Magnificent Mile, com fácil acesso a muitos dos principais pontos de Chicago.

Visto que minha irmã e eu somos corredores, também sabíamos que queríamos registrar algumas milhas. Freqüentemente, quando estou em trânsito, nem sempre é uma opção. Um itinerário lotado pode significar apenas uma hora de tempo livre para uma longa corrida na praia ou uma corrida pela cidade. Mas sem um cronograma a cumprir, decidimos passar o sábado simplesmente explorando a cidade a pé, vendo onde paramos.

Depois de uma boa noite de descanso, começamos o dia. O primeiro foi o Wrigley Field. Como fã do Red Sox, sempre quis ver. Chegamos ao Lakefront Path (e vimos o Lago Michigan pela primeira vez!) E começamos a jornada de 4,5 milhas. Quando chegamos a Wrigley depois de alguns pit stops não planejados - pequenas lojas que vendem roupas do Cubs, uma mercearia para um smoothie -, encontramos uma calma pré-jogo. Como saímos tão cedo, também chegamos antes mesmo de os restaurantes abrirem. As ruas estavam silenciosas.

Quando demos a volta no parque e nos sentamos para tomar o café da manhã, tínhamos quase dez quilômetros sob nosso controle.

Em Boston, onde moro, facilmente teria sido uma distância que eu escolheria dirigir. Em casa, tenho um carro e uma conta Uber ativa. Além disso, é muito fácil entrar em um carro e sair voando no Instagram até você chegar. Mas estando de pé, observamos o cenário, percebendo como a multidão de beisebol (e o barulho) começou a crescer lentamente.

Quando saímos, a caminho do Lincoln Park Zoo - mais três quilômetros ou tão longe - não olhamos para um mapa ou nos inscrevemos para uma atividade. Nós simplesmente caminhamos (de graça!) Através de exposições de flamingos, cruzamos pequenas pontes e caminhamos por caminhos pitorescos. Conversamos sobre meu casamento que se aproximava, o retorno de minha irmã à faculdade e tudo mais.

Também encontramos um Lou Malnati's interno / externo (uma famosa pizzaria para o prato fundo de Chicago) e fizemos um último decisão minuciosa de nadar no lago em Oak Street Beach, que por acaso era no nosso caminho para casa.

Quando era hora de tomar banho e trocar de roupa para o jantar, tínhamos percorrido cerca de 16 quilômetros. E o jantar, que sabíamos que queríamos comer à beira-mar, estava a mais ou menos um quilômetro de distância. Quando chegamos na área, parados na ponte DuSable (depois de alguns pit stops para compras), tínhamos praticamente completado uma meia maratona de passos. (Procurando um refúgio ainda mais ativo? Aprenda a planejar uma aventura épica de férias com um aventureiro que sabe tudo sobre isso.)

Mas eu sabia exatamente onde tomamos cada uma dessas etapas. E enquanto eu estava longe de ser capaz de dar instruções a um transeunte, eu sabia exatamente onde estávamos depois de apenas estar na cidade 24 horas ou mais. Eu sabia o nome da rua que tínhamos que procurar ao chegar a Wrigley, conhecia as saídas e entrava na Magnificent Mile, comecei a entender os diferentes bairros.

Foi então que bateu mim. Com que frequência passamos o dia seguindo o Google Maps, definimos programações e itinerários apertados, sem nunca olhar para cima para ver onde estamos? Com que frequência visitamos cidades sem vê-las? Claro, mapas e planos certamente têm seu lugar na viagem (eu sou o maior planejador de todos eles). Mas olhar para cima (e desacelerar) por apenas um dia me mostrou o quanto eu estava correndo - seja em carros entre as atividades ou em chuveiros rápidos para fazer reservas para o jantar.

É um hábito que nos impede de descobrir algumas das pequenas coisas - o sol da manhã refletido nas toucas de natação das pessoas no lago, a sensação de um dos estádios mais famosos do país quando está vazio, as conversas que você tem quando está cercado apenas por natureza. Essas são as coisas que fazem uma viagem. (Relacionado: essas piscinas incríveis vão fazer você querer nadar algumas voltas.)

Claro, ver uma cidade a pé para ver essas coisas não é nada novo. A popularidade de empresas como a Marathon Tours & Travel, que faz a curadoria de viagens ativas para corredores viajantes; City Running Tours, um grupo que leva as pessoas em viagens "suspirantes"; e empresas de viagens de primeira linha, como a Context Travel, que oferece passeios a pé, são prova disso.

Mas nosso plano sem planos funcionou para nós. Também nos permitiu cometer erros. Acho que marcamos mais três quilômetros apenas tentando encontrar um restaurante de frente para o rio em particular que havíamos visto no cruzeiro pelo rio da Chicago Architecture Foundation no dia anterior. Subimos e descemos escadas inúmeras vezes, acabamos em uma mini marina em um ponto, pedimos direções (e depois as pedimos novamente) e, finalmente, desistimos, escolhendo um lugar totalmente novo para comer.

Eram 21h quando finalmente nos sentamos. Mas, como tínhamos perdido a multidão do jantar, a garçonete nos levou direto a uma mesa perfeitamente posicionada ao lado da grade que separava o restaurante do rio. À nossa frente, uma família saiu do restaurante por meio do barco. Ficamos sentados lá por horas comendo um jantar muito merecido, bebendo vinho e assistindo os barcos passarem e as luzes cruzarem o rio.

Saindo, nós (finalmente) entramos em um Uber. Olhamos pela janela, revivendo nossa jornada, todo o trajeto de volta.